segunda-feira, 1 de maio de 2017

IGREJA DE SANTO AMARO – MATOSINHOS (Igreja dos Pescadores) - 1ª PARTE


IGREJA DE SANTO AMARO – Matosinhos

Também com o nome de Nossa Senhora da Boa Esperança, e popularmente designada como Igreja dos Pescadores.
1ª parte- Descrição e 9 fotografias ( a 2ª parte contém as 11 fotografias restantes desta reportagem).



De uma notícia de 09.07.2005, publicada na página da Internet M Matosinhos, da Câmara Municipal de Matosinhos, transcreve-se aqui parte do texto:

«Reabriu o templo de culto da comunidade piscatória de Matosinhos, que recupera todo o seu esplendor.

Após obras de reabilitação, a Igreja de Santo Amaro reabriu este sábado com uma missa solene às 11horas, no âmbito da Festa dos Pescadores. A poucos meses de celebrar as bodas de ouro (22 de Janeiro de 2006), a Capela de Santo Amaro está pronta para os festejos e volta a ser a Luz dos pescadores de Matosinhos. 
A primeira capela de Santo Amaro, construída no final do século XVII, foi demolida com a ampliação do porto de Leixões e, com a pressão da comunidade piscatória, construiu-se em 1956 a actual capela. Desde então, a luz da sua torre guiava os pescadores como se fosse um farol e dava-lhes a confiança, no plano da fé, quando o mar estava mais agressivo. Contudo, há cerca de dez anos que a capela vinha a degradar-se e foi perdendo essa referência para quem estava no mar. Nesta sequência, e tendo como objectivo o quinquagésimo aniversário da Capela de Santo Amaro, a Câmara Municipal de Matosinhos decidiu proceder à sua recuperação,  com a forma idealizada pelo arquitecto Bruno Reis aquando da sua inauguração em 1956.»








Nota: Clicando em cima da primeira foto, ela ficará ampliada, e depois ver a sequência.

Sem comentários:

Enviar um comentário